Blog, Lançamentos, Literatura

A nostalgia poética de Fernanda

A nostalgia poética de Fernanda

“Ciclos: poesia nostálgica”, primeiro livro de Fernanda Chesini, traz poesias objetivas, diretas e marcantes, traduzindo a autora em palavras. Lançamento virtual ocorre quarta, 14 de abril, às 19h30, no perfil de Fernanda no Instagram
Por Rafael Augusto Machado, jornalista

Impossível não deixar transparecer ao menos um pouquihno do escritor em seus textos. Quando é muito, então, pode ser ainda mais interessante. Isto não quer dizer que o escritor escreva somente para ele mesmo ou para desnudar-se, mas também como forma de proporcionar aos leitores a oportunidade de que eles se identifiquem com o autor ou com seus textos. Fernanda Chesini faz tudo isso de forma brilhante em seu primeiro livro, “Ciclos: poesia nostálgica” (Editora Vírtua, 48 páginas, R$ 18). A autora realizará na quarta, 14 de abril, às 19h30, um lançamento virtual em seu perfil no Instagram (@feerchesini).

Natural de Ourinhos (SP) e formada em Sociologia e Pedagogia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), ela morou em diferentes cidades até estabelecer residência em Flores da Cunha (RS), onde reside atualmente, o que, segundo ela, contribuiu para a identificação de diversos ciclos em sua vida e inspirando diversas situações que resultaram em poemas. “O processo e os ciclos da criação do livro vêm desde Ourinhos até os lugares por onde passei até chegar até aqui, no Sul. Além de serem ciclos, eu aprendi com cada pessoa que acabou me inspirando e fazendo florescer meu coração. Foi um processo do florescer e sempre foram questões que me tocavam a alma que me inspiraram, aquelas coisas simples e naturais da vida que eu a cada dia mais ia compreendendo com o meu amor por tudo que vivi”, conta a autora.

Fernanda e seu livro: ciclos poéticos.

O primeiro livro de Fernanda chama a atenção pelo seu estilo objetivo, direto e muito marcante, capaz de transformar momentos e experiências que para muitas pessoas podem parecer simples e, por isso, passarem desapercebidos, em instantes de reflexão e gratidão à vida. “Acredito que as poesias do livro conversem com o coração e toquem a alma de cada um. São palavras simples, mas intensas, sobre alguns ciclos que passei ao longo da criação do livro. Espero inspirar outras pessoas a escreverem livros e sentirem a busca pela natureza surreal que nos cerca”, diz Fernanda.

Os leitores podem adquirir o livro “Ciclos: poesia nostálgica” diretamente com a autora ou pelo site da Editora Vírtua, no endereço www.editoravirtua.com/ciclos. Também é possível acompanhar o trabalho de Fernanda em sua página no site da editora, no endereço www.editoravirtua.com/ferchesini .

Alguns poemas constantes no livro “Ciclos: poesia nostálgica”

E eu vivo assim, com a minha solidão
Sem mais nem menos
Tentando tirar meus pés do chão
Pra que um dia eu sempre possa sorrir
Com o meu coração


Maio adentro e frio afora
Sentimentos à flor da pele
Pensamentos em uma questão
Quando é que eu farei a lição?
E cá estou
Ao quente de um chimarrão

O sublime é a forma mais intensificada
Do saber real ao qual progrediu
Sem guerra, com mais autonomia
Mais diversidade da grandeza do outro
Busquemos a compreensão
Do livre cantar e resplandecente amor

Compre e receba em casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.