“Quando um coração está pleno de gratidão, qualquer porta aparentemente fechada pode ser uma abertura para uma bênção maior.” Osho
Em tempos de fechamento de ciclos essa é a melhor atitude a ser conquistada, pois ela realmente traz benefícios relevantes, levando a um patamar de reconhecimento que abre espaço para acolher o novo com alegria.
Ficar lamentando o passado com amargura e mágoa certamente dificultará que o novo se estabeleça no presente, remoendo situações conflitantes e doloridas que não acrescentam nem promovem melhorias.
Se o passado é fato consumado, é no mínimo uma atitude inteligente avaliar os acertos e/ou equívocos que aconteceram para que possa haver aprendizado, selecionando escolhas que encaminhem para a concretização dos propósitos de vida.
Aceitar o passado como aprendizado para orientar as decisões do presente é sabedoria, pois são elas que nortearão o roteiro do futuro, uma vez que somos sempre o resultado das nossas escolhas.
A gratidão nos traz a naturalidade necessária para impulsionar nossa trajetória evolutiva, que não é estanque nem estática, mas que exige transformações constantes, adquirindo novos patamares de consciência.
Estar aberto e receptivo às mudanças possibilita maior serenidade a esse processo dinâmico e sistêmico, pois tudo no universo está interligado e traz consequências em efeito dominó que clamam atenção.
A maneira como nos posicionamos diante dos fatos e situações revela nosso estado de entendimento e maturidade psicológica, pois ninguém consegue dar aquilo que ainda não conquistou, expondo nossas fragilidades.
A gratidão tem esse poder de nos colocar diante da realidade com a humildade necessária para avaliar a trajetória, seus aprendizados e conquistas, auxiliando no estabelecimento de metas e objetivos a serem estabelecidos para posterior concretização.
Todo avanço prescinde de uma avaliação sincera do estado atual, pois somente podemos construir propósitos relevantes a partir de uma base sólida e firme, pois certamente será testada no percurso com todo tipo de intempéries e atropelos.
Estejamos atentos a tudo que nos cerca, porque cada momento tem seu ensinamento e quanto antes pudermos acolhê-lo mais rapidamente poderemos alcançar níveis mais avançados de compreensão e entendimento desse maravilhoso projeto do universo, tão lindo e perfeito, ensejando gratidão contínua diante do assombro da sua magnitude.
Dulci Alma Hohgraefe
Educadora e escritora