Artigos, Blog

Prefácio da Prem Ramani Marina Andrea para o livro “Fisiologia interna: equilíbrio neuroendócrino e Hatha Yoga”, de Celso Batello

Certa vez ouvi o seguinte ensinamento de meu mestre indiano de Jyotish: “Nossa dívida não é com aquele que nos ensinou, mas sim com o próprio conhecimento. E a forma de honrar essa dívida é transmitir com maestria aquilo que aprendemos” (Sri Surendra Nath Dubey).
Assim, podemos verificar que o Dr. Celso Batello não só honra o conhecimento, como está em crédito, pela generosidade incansável com que permanece entusiasmado em oferecer mais um, dentre tantos outros livros com que já nos brindou. E é relevante ressaltar que, no caso da escolha da presente temática, somente o faz, pois além de se debruçar sobre o vasto universo da medicina tradicional, convencional e integrativa, também vive a prática do Hatha Yoga há décadas.
Ao trazer luz à intrínseca união entre essas duas grandes áreas do conhecimento e propor essa “conversa” entre a abordagem científica atual e a milenar, acaba por agir coerentemente com a própria essência do Yoga. Sua inspiração de conectar a fisiologia com os asanas – posturas do Yoga, reflete sua dedicação na pesquisa, assim como sua condição de trazer nuances e estabelecer correlações entre essas duas vertentes, que, aos olhos dos menos experientes, seriam impossíveis de observar.
A escolha do Yoga é significativa pois é uma prática que visa primordialmente o despertar pleno da consciência, mas que paralelamente engloba preceitos e práticas que integram gradualmente a saúde do corpo, da mente e do que chamamos no ocidente de espírito.
Algo interessante de se observar, é que nas bases do conhecimento milenar da Índia, existe um denominador comum, a cosmovisão, ou a filosofia Samkhya. Ela funciona como um pano de fundo em comum que permitiu que diversos braços do conhecimento comungassem de elementos e conceitos similares, de forma integrada. Isso facilitou aos sábios, que já tinham uma visão holística desde os primórdios, interligarem as ciências da medicina – Ayurveda, arquitetura – Vaastu, astrologia – Jyotish e das práticas corporais do Yoga, entre outras ciências Vêdicas consideradas sagradas.
O Yoga e a medicina Ayurveda tem suas origens em épocas diferentes, e tratados compilados por sábios distintos, mas seus objetivos de alcançar e restaurar o equilíbrio da saúde de forma integral são os mesmos.
No caso da Ayurveda isso implica em restaurar o equilíbrio dos Doshas – tipos de constituição física (Vata, Pitta, Kapha), ligados aos 3 Gunas – modos (Tamas, Rajas e Sattwa), que são combinações da natureza dos 5 Tattvas – 5 elementos (fogo, terra, ar, água e éter – Prana). Ao estabelecer o diagnóstico, ou seja, conhecer seu vikriti, que se refere ao estado de saúde atual de alteração na saúde, ela se presta a encontrar o caminho de volta à sua constituição saudável inata e natural, Prakriti.
Já o Yoga compõe com essa medicina, oferecendo os benefícios dos asanas e pranayamas, entre outras técnicas, milenarmente prescritas para se alcançar longevidade, saúde e iluminação.
Aqui o autor se aventura com sucesso a fazer uma ponte entre a visão integrada dessas duas ciências milenares e as abordagens e descobertas da medicina moderna. Preenche uma lacuna temporal e cultural enriquecendo tanto os praticantes do Yoga como aos médicos interessados em abrir seus horizontes. E esse é o verdadeiro espírito dos Rishis – grandes sábios da antiguidade; servir a humanidade com seu conhecimento e assim minimizar o sofrimento e a ignorância.
Para concluir, creio que o dr. Celso Batello, com essa iniciativa, está perfeitamente alinhado ao conceito de “desa-kala-patra” (desa, que significa “lugar”; kala, que significa “tempo”; e patra, que significa “indivíduo”), no sentido da dinâmica entre o lugar onde se vive, o momento em que se vive e as circunstâncias em que se vive. Ou seja, hoje, nas circunstâncias atuais, ele, com seu conhecimento maturado pelo tempo e pela prática pode, sem dúvida, contribuir muito com essa obra, de forma elucidativa e inspiradora. De uma maneira raramente encontrada na literatura atualiza e aprofunda os estudos nessas áreas.

Prem Ramani Marina Andrea
Astróloga Védica, professora, mentora,
facilitadora de vivencias, consultora de
Vaastu, empresária, palestrante e idealizadora do Dharma Forest Brazil