As lições de amor do mundo espiritual
Em “Emanuela 28 de outubro”, José Leandro dos Santos conta uma história de amor que mostra a importância da evolução conjunta entre espíritos afins
Por Rafael Augusto Machado, jornalista
Viver a realidade tridimensional da vida na Terra é uma experiência recheada de dificuldades, desafios e aprendizados. Muitas vezes, o ritmo de vida que levamos nos toma todo o tempo e nos dificulta a lembrança de nossa verdadeira essência: o espírito. Ao relançar, em versão e-book, seu livro “Emanuela 28 de outubro”, depois de 10 anos de seu primeiro lançamento, o autor José Leandro dos Santos usou sua ligação com o campo espiritual tanto como inspiração para o projeto quanto para o desenrolar da história. O “despertar” para o estudo da Doutrina Espírita foi marcante para ele, que já estudava a espiritualidade. “Decidi deixar de ser umbandista para ser espírita quando meu mentor apareceu para mim”, relata o escritor na orelha do livro.
Nesta caminhada de conhecimento sobre o Espiritismo, a Casa Espírita teve papel fundamental na formação intelectual e moral de José Leandro, o que ele refletiu em Leonardo, personagem principal de “Emanuela 28 de outubro”. É das mãos de Leonardo que brotam as palavras que deram vida a uma redação que levava o mesmo nome do livro. Lida pela professora em um grupo de estudos na Casa Espírita frequentada pelo jovem Leonardo, a redação encantou a todos os presentes, tanto pelo teor moral contido na lição quanto pela beleza como retrata as vivências no plano espiritual.
Na trama, a redação revelou ao jovem Leonardo uma lição que poderia fazer cair por terra os sonhos de um adolescente que idealizava o amor ideal. Ao saber que almas gêmeas não existem, conforme a história da redação ensinou, ele resignou-se em compreender o lado positivo desta afirmação, baseada na questão 298 do Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, codificador dos postulados espíritas: almas gêmeas não existem porque a individualidade da alma é suprema e intocável, e não estamos aqui para nos completarmos através de um grande amor, mas evoluir em conjunto com a alma que amamos.
Este novo entendimento deu ao jovem Leonardo, na história do livro, a força para seguir a vida em frente. A forma como José Leandro dos Santos finalizou a história deixa no coração dos leitores um legado de esperança e a certeza de que, muito mais do que conceitos e expectativas humanas, o amor é tão sublime e eterno quanto a força do espírito.
Assim, Emanuela 28 de outubro chega como uma leitura leve, prática e agradável, cheia de bons ensinamentos. A edição da obra ficou a cargo da Editora Vírtua e a Revista Serrano é parceira na divulgação, assim como a fotógrafa Karina Frias, responsável pelas fotos do autor que serão usadas nos trabalhos de marketing do livro.
Livro: Emanuela 28 de outubro (e-book)
Autor: José Leandro dos Santos
Compre em: www.editoravirtua.com/emanuela28deoutubro
Valor: R$ 10
Informações sobre o autor: www.editoravirtua.com/joseleandrodossantos