Livros e chimarrão: Chimanique acontece em Venâncio Aires (RS) dia 8 de fevereiro

Evento promoverá integração entre amantes da literatura em local de natureza exuberante, com direito às delicias da gastronomia local

Por Rafael Augusto Machado

Curtir a natureza e tê-la como inspiração literária. Esta é a proposta do Chimanique Literário, que acontece dia 8 de fevereiro na Figueira Centenária, ponto turístico localizado em Linha Silva Tavares, interior de Venâncio Aires (RS). Por R$ 25, os participantes terão direito a transporte até o local e alimentação, que inclui produtos típicos das áreas rurais da região, incluindo alimentos para veganos.

A literatura entra a partir do momento em que cada um escolhe um livro que lhe agrada e compartilha-o com os outros. Em um segundo momento, os participantes farão uma trilha pelas paisagens naturais do local para adotarem-na como inspiração para, ao final, comporem juntos uma produção literária.

Figueira centenária, no interior de Venâncio Aires, sediará o encontro. Foto: Jornal Folha do Mate

De acordo com Rosmeri Menzel, uma das organizadoras da ação em parceria com  a equipe do Centro de Atendimento ao Turista de Venâncio Aires, a ideia é usar o encontro como base para a realização de eventos semelhantes em outros locais, posteriormente. “Precisamos levar a literatura aos mais diversos locais, fazer as pessoas sentirem necessidade de ler e compartilhar”, diz a escritora, que prepara o lançamento de seu livro intitulado “Descortinar” pela Editora Vírtua.

A escritora destaca ainda que o Chimanique (uma alusão ao chimarrão, bebida da qual Venâncio Aires é a capital nacional) já acontece há alguns anos, e em 2020 a literatura foi agregada como um diferencial ao evento. Cita também o potencial turístico da região. “A equipe do Centro de Atendimento ao Turista está fazendo um trabalho muito bacana valorizando o interior. Temos muitas coisas lindas aqui e uma natureza exuberante”, finaliza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *