Da Alemanha ao Brasil: a importante história da família Von Schlabrendorff

Cassia Von Schlabrendorff Mancuso reúne em livro a trajetória de seus antepassados, em um livro que une genealogia e importantes registros históricos

Por Rafael Augusto Machado, jornalista

Você já pensou em todas as lutas e conquistas de seus antepassados durante séculos e da importância de todos estes feitos para a história da humanidade e para o desenvolvimento das comunidades por onde eles passaram? Isto tudo está presente no primeiro livro de Cassia von Schlabrendorff Mancuso, em seu primeiro livro, “Família von Schlabrendorff” (Editora Vítua, 352 páginas, R$ 80 impresso e x R$ 50 em versão eletrônica).

Em um minucioso trabalho de pesquisa, ela relata na obra a trajetória de seus antepassados desde os primeiros registros do sobrenome, na Alemanha do século XIII, passando pela vinda deles ao Brasil, sua consolidação em nosso país e sua importância nas comunidades em que se instalaram em solo brasileiro. Tudo isso acompanhado de importantes e detalhadas informações sobre locais, documentos e eventos ocorridos por onde os von Schlabrendorff passaram ao longo da história. Há relatos muito interessantes sobre fatos ocorridos durante as guerras mundiais, Guerra do Paraguai, Independência do Brasil, além de eventos que foram importantes para definir territórios e modelos políticos na Alemanha e arredores.

Cassia e o livro: um grande trabalho de genealogia e registros históricos

No que tange a vinda e atuação de seus antepassados no Brasil, Cassia registrou em sua obra importantes fatos, com fotos, depoimentos e documentos, da atuação da família em regiões conhecidas como focos da imigração italiana, como as proximidades de São Leopoldo, Santa Cruz do Sul e também a Serra Gaúcha. Nesta última região, a autora documenta também a ramificação da árvore genealógica von Schlabrendorff no surgimento de famílias importantes, como os Fonini e os Mancuso, muito importantes para o desenvolvimento da comunidade de Caxias do Sul.

Uma leitura para agregar conhecimento e nos conscientizar sobre a importância de valorizar a história e as lutas das gerações que nos antecederam.

Conheça a autora:

Facebook

Instagram

Livro é rico em imagens e fatos históricos sobre a trajetória da família

Sobre Rafael Augusto Machado

Proprietário da Editora Vírtua. Jornalista Diplomado, professor de Língua Portuguesa, designer gráfico e músico. Atua no segmento da comunicação desde 1999, tendo atuado como docente durante cinco anos em escolas técnicas de Caxias do Sul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *