Reagir x Agir
Cada situação exige calma e reflexão para que possamos tomar as melhores decisões
Por Dulci Alma Hohgraefe, escritora e educadora
A pergunta pode parecer estranha, mas traz em si um grande ensinamento: diante de qualquer situação ou provocação, a melhor alternativa é ouvir, refletir e aguardar o momento certo para responder ou agir.
Quando somos pegos de surpresa com alguma situação conflitante, a reação imediata é dar o troco na hora. “Responder à altura”, diriam alguns. Enfim, o velho ditado de “não levar desaforo para casa”. Pois bem, o melhor antídoto a este ditado é o de “não tomar a sopa quente”, ou seja, não reagir.
No momento acalorado de uma discussão, muitas vezes dizemos coisas das quais nos arrependemos depois, pois não permitimos que a razão faça a sua parte, ou melhor, não nos permitimos raciocinar sobre a questão. Aí vem outro ditado: “nada melhor do que uma noite no travesseiro”; ou seja, usar o tempo a nosso favor, permitindo uma avaliação mais completa e profunda da situação, o que sempre representa sabedoria, visto que nos dá o tempo necessário para uma reflexão, com possibilidade ampliada de acerto.

É importante que saibamos usar o tempo a nosso favor, permitindo uma avaliação mais completa e profunda da situação, o que sempre representa sabedoria. FOTO: Pexels
Essa noite no travesseiro também nos permite uma prece antes de dormir, que poderá nos conectar aos benfeitores, quando podemos solicitar inspiração para a melhor escolha, aquela que traga os maiores benefícios a todos e ao todo.
Pode parecer simples, mas vai exigir autocontrole e autodomínio dos impulsos instintivos, pois ainda somos muito reagentes. Conseguir passar a etapa da resposta imediata é o primeiro passo, o mais decisivo, pois somente vencida essa etapa podemos avançar para uma análise mais acurada da situação.
Esse é um grande desafio posto em um tempo de imediatismo e aceleração dos acontecimentos, mas é fundamental para quem quiser superar seus instintos primitivos de confronto, buscando mais serenidade, equilíbrio e harmonia ao seu viver. Essa conquista poderíamos chamar de maturidade psicológica, uma maneira inteligente de encarar os desafios diários que se apresentam, trazendo maior qualidade e acerto às decisões e escolhas.