Artigos, Blog

“Adaptação em tempos de mudanças céleres”, um artigo de Dulci Alma Hohgraefe

A adaptação às mudanças sempre gera incertezas e nos tira da zona de conforto, visto que nos convoca ao movimento, e este sempre requer coragem e vontade para se colocar em ação diante das alterações em curso.

Aliás, diante da dinamicidade do universo, estamos constantemente em transformação e adaptação para acompanhar o ritmo e pulsar de tudo o que compõe essa engrenagem fantástica e perfeita em sua concepção.

É notório que ainda pouco compreendemos sobre esse magnífico projeto do Criador, mas aos poucos estamos avançando na trajetória evolutiva, nesse período acelerado e intenso da transição planetária em curso.

Estar preparado para acolher mudanças evita maiores sofrimentos e dores, pois permite de certa forma fluir com o processo, mesmo que ainda não tenhamos o alcance de perceber a profundidade e extensão de todo esse fluxo energético em ação contínua.

O avanço se dá sem interrupção, ligando uma etapa à outra, numa espiral crescente que vai serpenteando, onde cada conquista prepara e habilita ao próximo desafio ou avanço de forma natural, sem rupturas ou descontinuidade.

O encadeamento de toda essa marcha da humanidade, com a coexistência de diferentes estágios evolutivos, requer o desenvolvimento de comportamentos e habilidades relevantes, como a paciência, a tolerância, a empatia, o perdão, a solidariedade, entre tantas outras decorrentes destas.

É com o intuito de nos auxiliarmos mutuamente que vivemos em sociedade, exercitando a conquista e capacidade de uma convivência saudável, onde auxiliamos os que se encontram na retaguarda, ao mesmo tempo que contamos com o apoio e assistência da vanguarda.

Mesmo sendo um movimento contínuo e permanente, há períodos mais caóticos e intensos, que demandam maior esforço e coragem, visto que são o pico da mudança, que uma vez superados geram bem-estar e harmonia no novo status quo.

Toda essa engrenagem, à exemplo de uma máquina, precisa estar em perfeito funcionamento para que suas peças cumpram as funções a que vieram, pois tudo em a natureza é aproveitado, uma vez que estamos intimamente interligados e conectados, influenciando e sendo influenciados muito mais do que podemos imaginar.

A duração e velocidade com que encaramos cada avanço da trajetória são definidos por cada qual, uma vez que contamos com o livre-arbítrio, mas que por sua vez nos deixa a responsabilidade das nossas escolhas e decisões, assim como o mérito do êxito.

Estar disposto a colocar-se a caminho nessa constante travessia em busca de avanços requer elencar propósitos claros, que por sua vez tragam sentido e significado à existência, numa permanente construção do ser integral, ensejando realizações nobres que encaminhem para uma vida interior digna e plena, independentemente da situação contextual.

                                                                                           Dulci Alma Hohgraefe

                                                                                           Educadora e escritora

Compre os livros de Dulci e receba-os em casa

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *