O mundo colorido de Clarinha

Dulci Alma Hohgraefe, de Santa Cruz do Sul (RS), dá vida à personagem que passa aos pequenos leitores os valores do amor, da caridade, do cuidado e da sabedoria

Por Rafael Augusto Machado, jornalista

Logo após lançar no começo de novembro o livro “Desvelando a Alma” (Editora Vírtua, 204 páginas, R$ 35) com textos reflexivos destinados ao público adulto, a escritora santa-cruzense Dulci Alma Hohgraefe lançou, no mesmo mês, o livro infantil “Clarinha no mundo” (Editora Vírtua, 16 páginas, R$ 15). Com desenhos para colorir, uma forma de inserir os pequenos leitores ainda mais na história, o livro terá a renda das vendas revertida para o Educandário Thales Theisen, de Santa Cruz do Sul, onde a autora trabalha como voluntária.

Dulci Alma Hohgraefe. FOTO: Juju Stramar

O livro conta a história de Clarinha, uma menina que começa a conhecer o mundo e a vida, deparando-se com situações e emoções importantes para a formação de sua personalidade. Nesta caminhada, ela vive situações que incentivam a valorizar os bons sentimentos, sobretudo o amor, a caridade, o cuidado e a sabedoria. Uma leitura edificante e uma ótima ferramenta de trabalho para educadores incentivarem seus pequenos alunos a educarem os bons sentimentos em seus corações.

De acordo com Dulci, a história surgiu como inspiração e o nome Clarinha é uma referência a Sçao Francisco de Assis e Clara. Clarinha remete à iadde da personagem, em fase de semeadura para o desenvolvimento de virtudes, e também porque o dominutivo inspira carinho e ternura. Os desenhos que dão vida à história foram feitos pelo jovem Raul Hohgraefe da Cruz, neto da autora, e podem ser ilustradas pelos leitores.

Capa do livro “Clarinha no mundo”. FOTO: Editora Vírtua

O livro já está sendo vendido pela autora, pela Editora Vírtua, de Caxias do Sul (pelo link www.editoravirtua.com/clarinhanomundo) e em breve estará à venda também com a Editora Zum, de Santa Cruz do Sul. Ainda no final de novembro, o livro estará à venda na feira do livro de Caxias do Sul (RS), que acontece de forma híbrida (on-line e presencial), mas com vendas presenciais, entre os dias 27 de novembro e 13 de dezembro.

Dulci nasceu em Restinga Seca e mudou-se para Santa Cruz do Sul aos 11 anos. Cursou Letras na atual Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), onde também fez pós-graduação em Supervisão Escolar. Além disso, fez Mestrado em Educação na Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS). Atuou em escolas privadas e públicas, na Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e na Secretaria Estadual de Educação. Na área de gestão, auxiliou na implantação do Campus da UNISC em Capão da Canoa (RS) e no Centro de Educação Profissional da UNISC (CEPRU). Atualmente aposentada, realiza trabalho voluntário no Educandário Thales Theisen, em Santa Cruz do Sul.

Compre os livro de Dulci

Sobre Rafael Augusto Machado

Proprietário da Editora Vírtua. Jornalista Diplomado, professor de Língua Portuguesa, designer gráfico e músico. Atua no segmento da comunicação desde 1999, tendo atuado como docente durante cinco anos em escolas técnicas de Caxias do Sul.

Um comentário sobre “O mundo colorido de Clarinha

  1. Michele disse:

    Bom dia! Texto e livros que despertam nossa vontade de ler!!! Parabéns à autora e a Editora!!! Abraço!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *